quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Até quando existirá vida na Terra?

Nosso planeta teve um começo e, presumivelmente, terá um fim. Sofremos com ameaças nucleares, aquecimento global e até o risco de catástrofes naturais de grandes proporções. Se nenhuma ameaça humana ou um meteoro gigante extinguir nosso planeta, temos uma previsão de quanto tempo os seres vivos habitarão a “espaçonave Terra.”

Sabemos que a vida surgiu há aproximadamente 3,5 bilhões de anos. Desde então, os seres vivos passam por inúmeras transformações e adaptações, sempre dominando o planeta. Porém, um novo estudo calcula que a Terra poderá abrigar vida por, pelo menos, mais 1750 milhões de anos.

O que acabará tornando nosso planeta inviável são as forças astronômicas que regem o universo. Em algum momento entre 1,75 bilhões e 3,25 bilhões de anos, nosso planeta acabará viajando para fora da zona habitável, indo de encontro à zona quente.

A zona habitável é a região do sistema solar em que é possível ter água na forma líquida. Muito perto do Sol, na zona quente, a água evaporaria e a existência de vida seria insustentável.

Mas não temos motivos para preocupação. Como este processo leva muito tempo (milhares de milhões de anos), o foco atual dos cientistas é a busca de vida em outros planetas. Marte seria uma boa opção. O planeta vermelho, estima-se, permanecerá na zona habitável até o final da existência do Sol, estimada em 6 bilhões de anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário